18/06/2020

marketing | nicho de mercado: qual é a tua praia?

segmento e nicho de mercado: qual é a tua praia?


Um dos primeiros passos a dar quando se cria um projeto, seja um blog ou um negócio, é escolher o segmento e nicho de mercado a atuar. Mas, afinal, O QUE É UM SEGMENTO E UM NICHO?

Segmentar o mercado é dividi-lo em grupos de públicos com características, gostos e necessidades idênticas. Já o nicho é uma pequena parte do segmento, cujo o público tem características e/ou procura algo mais específico, dentro de determinada área.

Por exemplo, no segmento de mercado de Marketing podemos de ter nichos de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo, e no segmento de Turismo podemos encontrar os nichos de Turismo Rural e Turismo Cultural.

No fundo, o segmento e o nicho de mercado são a área em que vais atuar e sobre a qual vais falar. Então, e COMO SE DEFINE O SEGMENTO E NICHO? Escolher o teu segmento é fácil. Resume-se em saberes o que gostas e no que melhor sabes fazer. Uma ajuda: responde à pergunta: QUAL É A TUA PRAIA?

A tua praia é a área em que tens mais conhecimento e à vontade para falar, aquela em que tens muito a partilhar e a acrescentar. Depois de perceberes qual a tua praia, isto é, qual o teu segmento e nicho de mercado, define como falas dela e como a vais diferenciar. Ou seja, qual a forma como vais abordar o tema escolhido e quais as características que vão fazer com que o teu público se identifique e se recorde de ti e do teu projeto.

Vou-te dar o exemplo de como escolhi o nicho do Maresia. A minha praia é o Marketing e a Escrita, pois são as áreas que mais gosto, estão relacionadas com a minha formação (em Marketing e em Comunicação e Media) e nas quais me sinto mais à vontade para falar e trabalhar. Ao mesmo tempo, sou muito ligada ao mar e à praia, devido ao local onde vivo. Por isso, decidi falar de Copywriting e Marketing de Conteúdo, com um toque de Marketing Digital e ligar tudo isto a palavras e expressões relacionadas com o mar.


5 comentários

  1. Tal como tu a minha área de formação é o marketing e a comunicação. Há cerca de dois anos abracei um novo projeto na área da gestão e descobri que tenho um grande amor: os números. No entanto, estou sempre a acompanhar o mercado.
    Neste momento estou a fazer um workshop de marketing digital da google. É MEGA interessante. Já fizeste? estou a delirar (acho que estou é a ficar croma)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiz a formação de Marketing digital da Google, em presencial, há uns 2 anos. Foram 3 dias cheios de informações interessantes. Entretanto, fiz uns workshops deles, online, só para recordar. Por acaso, até estou a planear uns posts sobre formações/workshops online.
      Mas já vão sair no novo site (https://maresiacreativestudio.wordpress.com/) que este vai ficar desativado daqui a uns dias.

      Eliminar
  2. O segredo é mesmo conhecermo-nos e sabermos aquilo que nos fascina, ao ponto de escrevermos sobre o assunto ou, então, de pesquisarmos sobre o mesmo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato! Quando se fala de algo que gostamos é muito melhor :)


      O blog vai ser desativado dentro de dias e passar a estar em https://maresiacreativestudio.wordpress.com/

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall