21/05/2020

3 hábitos simples para melhorar a tua escrita

3 hábitos simples para melhorar a tua rotina escrita



Se aprendemos a escrever aos seis anos e escrevemos a língua que falamos, por que é que, às vezes, é tão difícil? Escrever, tal como qualquer outra atividade, precisa de treino. Sim, a inspiração e o talento natural existem. Mas, nada resulta sem esforço e dedicação. Escrever bem pede treino e criar hábitos de escrita é a base para a melhorar.

1. CRIA UMA ROTINA ESCRITA

Escreve todos os dias define um horário certo para o fazer. A escrita, como tudo na vida, precisa de treino, por isso treina muito. Escreve todos os dias! Não importa se muito ou pouco, importa praticares e programares o teu cérebro para criar com frequência e, com o passar do tempo, escrever vai tornar-se uma tarefa muito mais simples e natural, melhorando os teus textos. Para controlares o teu horário de escrita, cronometra o tempo para não te distraíres a olhar para as horas. 

2. DEFINE OBJETIVOS

Definir objetivos é uma forma de te motivar para criar mais e com maior frequência. Podem ser números de palavras diários ou número de textos semanais, por exemplo. Mas lembra-te: não peças o mundo, define objetivos simples e que possas cumprir.

3. LÊ MUITO

Ler tem muitas vantagens e melhorar a escrita é uma delas. Quanto mais leres, mais familiarizada vais estar com as palavras, a correção ortográfica e as regras gramaticais. Além do mais, vais estar a ganhar conhecimentos sobre temas diferentes e descobrir novas formas de escrita, que te podem servir de inspiração.


2 comentários

  1. Houve uma fase da minha vida em que a escrita ocupava muito de mim e, por isso, também não me dedicava tanto à leitura. Era nas palavras escritas que me divertia, mas, quando comecei a ler, a diferença foi gritante. Não só por me ter dado mais vocabulário, mas também por me permitir encontrar outros tipos de enredo, de personagens, de mundo, basicamente.
    Embora não escreva diariamente, tento que seja um processo regular :)

    Ótimas dicas!

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall