Estávamos em 2005 quando a série Friends, começou a passar na RTP2, por volta das 20h30. Tinha 11 anos e era o único programa para ver na televisão, além das notícias. E que ótima única opção. Via sozinha, no meu quarto, e era um momento só meu. Talvez seja um motivo da minha afinidade com os Friends, pois não percebia mais de metade das piadas. Seja como for, adorava-a. Adoro-a! E nunca saiu da lista das minhas séries preferidas. Na altura, vi do início ao fim, mas não todos os episódios. Sabia a base da história e a sucessão dos acontecimentos principais. Há um ano decidi que estava na altura de a rever. Foi a melhor decisão! Tive um ano e 10 temporadas de muitas gargalhadas graças aos seis amigos de Nova Iorque.
Dada a minha relação com a série, tornou-se quase imperativo ler o I'll Be There For You - The One About Friends. Quando sou do livro, senti uma enorme urgência em lê-lo. Chegou cá a casa em meados de outubro, porém só peguei nele no início deste mês. Foi um livro que ficou por ler do ano passado, coincidindo com o tema de janeiro do Uma Dúzia de Livros.
A SÉRIE
Friends é uma sitcom americana produzida pela Warner Bros Television e exibida pela NBC, entre 22 de setembro de 1994 e 6 de maio de 2004. Retrata a vida de um grupo de amigos, na casa dos 20 anos, a viver em Nova Iorque. Monica Geller (Courteney Cox), Rachel Green (Jennifer Aniston), Chandler Bing (Matthew Perry), Phoebe Buffay (Lisa Kudrow), Joey Tribbiani (Matt LeBlanc) e Ross Geller (David Schwimmer) reunem-se no sofá da cafetaria Cenral Perk, no apartameto de Monica ou no de Joey e Chandler a partilhar a sua história e a viver inúmeras peripécias a nível familiar, de trabalho, relações sexuais, responsabilidades, compromissos, amor e amizades.
O LIVRO
A obra tem o nome da música do genérico da série, interpretada pelos The Rembrandts e leva o leitor numa viagem pelos bastidores de um dos maiores fenómenos televisivos. A autora, Kelsey Miller, jornalista especializada em cultura pop, começa por falar da sua relação pessoal com a série que gira em torno de um grupo de seis amigos, com personalidades díspares, dois apartamentos e um sofá. De seguida, e antes de mergulhar na história do programa, a autora faz um enquadramento no qual fala do percurso dos criadores - Marta Kauffman e David Crane.
No decorrer do livro, Kelsey Miller aborda as escassas expectativas no início e a explicação do sucesso, revela pormenores da seleção do elenco e a sua união e até momentos mais controversos e polémicos do programa. Fala ainda da vida dos atores antes, durante e depois dos 10 anos de Friends e explora o impacto cultural que a série teve em todo o mundo.
Miller, criou uma narrativa onde intervala testemunhos dos criadores e do elenco, de atores convidados e diversas personalidades, jornalistas e estudiosos da cultural pop, fãs do programa e o seu próprio ponto de vista, tornando a leitura fluída e mantendo sempre o interesse do leitor, com novas curiosidades e segredos do mítico programa. Quanto recebia o elenco de Friends? Como é que Mónica conseguia ter um apartamento tão grande? Um pormenor do qual gostei bastante foi o nome dos capítulos estarem intitulados ao estilo dos episódio, isto é, começando sempre com "The one...", conferindo ainda mais proximidade entre livro e série.
Esta é uma leitura obrigatória não só para todos os fãs de Friends, bem como para todos os apaixonados pela cultura pop dos anos 90.
Marisa
É daqueles livros que sei que acabarei por reler! Uma perdição *-*
ResponderEliminarConcordo totalmente
Eliminar