1. DEFINE UMA LINHA DE CONTEÚDO
Definir os assuntos sobre os quais queres escrever é o primeiro passo para teres sempre conteúdo. Escolhe grupos de grandes temas e divide-os em sub-temas, como se fosse um chapéu de chuva - por exemplo, dentro do tema livros, podes falar sobre autores, opiniões, personagens, lançamentos, citações. Podes também criar rubricas que possam originar várias publicações. O importante é questionares-te sempre sobre quantos posts daria cada tema.
2. EXPLORA O GOOGLE TRENDS
O Google Trends é uma ferramenta grátis que te permite descobrir quais as principais tendências de pesquisa relacionadas com uma palavra-chave específica, indicando o que tem sido mais pesquisado em determinada localização e período de tempo. Desta forma podes estar sempre a par das tendências e ter novas ideias do que escrever.
3. PROCURA UM CALENDÁRIO DE EFEMÉRIDES
Além de saber o que está a acontecer no mundo, é igualmente importante saber o que já aconteceu - passado. Descarrega um calendário de efemérides para te ajudar a organizar e ter inspiração para conteúdo.
4. USA AS PERGUNTAS DO INSTAGRAM
O Instagram é um ótimo espaço para interagires com os teus seguidores e tem cada vez mais funcionalidades para esse fim. Aproveitas-as para pedir sugestões ao teu público e criares conteúdo que vá ao encontro com os gostos de quem te lê. Sejam questionários, perguntas abertas, questões de duas opções ou perguntar diretamente numa publicação, tudo é válido para te inspirares ao mesmo tempo que te relacionas com os teus seguidores.
5. ANOTA TODAS AS IDEIAS
Os pensamentos vêm e vão a uma velocidade incrível. Num momento estás a ter uma ideia excelente, mas no segundo a seguir toca o telemóvel ou alguém fala para ti e puf, o pensamento evapora-se e lá se vai a oportunidade de criar um ou mais artigos. A solução é fácil: anota tudo! Pode ser num caderno próprio ou no telemóvel ou em qualquer lado, o que importa é não deixares as ideias voarem.
Marisa
Tenho um bloco onde anoto todas as ideias que vou tendo e, depois, organizo-as no calendário mensal, que é para ser mais fácil. Sinto que me ajuda bastante, até porque é da maneira que, ao ficar registado, também consigo pensar em alternativas ou novas perspetivas dentro do mesmo assunto
ResponderEliminarTenho um bloco cheio de ideia e words espalhados pelo ambiente de trabalho ;) mas só boas ideias que ai tens
ResponderEliminar