Julho vai a meio e as férias estão à porta. Com elas chega a questão: o que ler durante as férias? Algumas pessoas têm neste período a única altura em que conseguem dedicar-se à leitura, enquanto para outras é aquele momento em que aproveitam para ler mais, aventurarem-se por géneros diferentes, ou ler algo leve e descontraído.
Para ajudar na escolha das leituras de verão, deixo quatro sugestões de livros - de estilos e autores diferentes - diretamente das minhas prateleiras, seguindo o tema "livros que me aqueceram o coração".
1. Siddhartha, Hermann Hesse
Siddhartha nasceu na Índia, no século VI a.C., e viveu uma vida tranquila e longe de misérias, até à sua juventude, altura em que decide partir em peregrinação pelo país em descoberta da paz interior e felicidade.
Ler este "poema indiano" é como re-aprender a respirar e olhar o mundo de maneira diferente e com uma atenção especial. É ótimo para manhãs numa praia deserta, apenas com o mar como fundo.
2. Sputnik, Meu Amor, Haruki Murakami
O livro de Murakami, conta a história de amor entre Sumire, uma jovem rebelde, e Miu, uma mulher de meia idade misteriosa.
"Sputnik" é uma playlist de jazz, que nos embala entre o real e surreal, ótima para viagens a capitais ou cidades que emanam cultura.
3. O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald
"O grande Gatsby" decorre no início do século XX e conta a história de como o milionário Jay Gatsby reinventa a sua vida pelo amor e obsessão pela excêntrica Daisy.
O clássico de Fitzgerald leva-nos para os loucos anos 20 e é ideal para quem quer viver um verão de festas e paixões.
4. Estar Vivo Aleija, Ricardo Araújo Pereira
"Estar vivo aleija" é a compilação das crónicas de Ricardo Araújo Pereira, para o jornal brasileiro, "Folha de S. Paulo", entre abril de 2017 e agosto de 2018.
O humorista oferece um livro com temas tão variados como futebol, redes sociais e linguística, perfeito para quem quer passar umas férias divertidas e com muitas gargalhadas à mistura. Ainda acresce a vantagem de todos os textos darem um excelente tema de conversa entre amigos, numa tarde de esplanada.
Sem comentários
Enviar um comentário