13/10/2023

LIVROS | SEXTA-FEIRA 13 COM LEITURAS AZARADAS

livros sexta-feira 13 leituras azaradas

Gatos pretos, bruxas, espelhos partidos, guarda-chuvas abertos dentro de casa, passar por baixo das escadas... enfim sexta-feira 13 está cheia de símbolos e histórias de azar, mas queres algo mais assustador do que leituras azaradas?

Para mim é difícil encontrar algo que me assuste mais, por isso aqui vai alguns dos meus pesadelos literários. Alerta spoiler: inclui o meu livro favorito da vida!


NAMORADA PODRE DE RICA, KEVIN KWAN

Comecei a ler este livro super motivada e a pensar que ia adorar! Depois deparei-me com 1357 personagens cheias de ligações entre si e árvores genealógicas complexas. Resultado: perdi-me por completo e acabei por desistir.


CRIME DO PADRE AMARO, EÇA DE QUEIRÓS

E os meses que eu demorei a ler este livro? Como diria a outra senhora, e não foram muitos, não foram poucos, bastantes! Eu que não consegui ler Os Maias, resolvi dar outra oportunidade ao Eça e o resultado foi uma leitura arrastada e muito leeenta. E confesso que saltei muitas descrições. Agora imagina que tinha lido tudinho... Ainda estava a meio ou tinha só desistido.


CAFÉ KANIMAMBO, FERNANDO RIBEIRO

Este livro foi uma tortura! A premissa do livro entusiasmou-me e estava mesmo com muita vontade de o ler, mas acabou por ser uma desilusão total! Li-o na base do ódio e só não desisti dele porque é bem pequeno e fiz o esforço (gigante) para o terminar.


LIVRO DO DESASSOSSEGO, FERNANDO PESSOA

Quando comprei este livro estava muito confiante que o ia ler rápido e adorar... Não aconteceu! Já peguei nele duas ou três vezes e nunca passei do meio. Acho lindo, as palavras de Pessoa são música para os meus ouvidos, mas sinto que é demasiado melancólico e acabo sempre por desistir. Já aceitei que é um livro para ter e não para ler.


A SOMBRA DO VENDO, CARLOS RUIZ ZAFÓN

Este é o meu livro favorito da vida e não tem um defeito! A única coisa de azar que este livro tem é para aqueles que ainda não o leram... nem consigo imaginar o vazio que é não ler A Sombra do Vento. Mas a minha primeira leitura do livro de Zafón teve um quê de azarada. Era verão e levei-o para praia, a maré estava a subir e eu tinha pousado o livro na toalha enquanto lanchava. A maré subiu mais rápido do que eu esperava e o meu querido A Sombra do Vendo levou um banho. Sobreviveu! Ficou apenas com umas manchinhas de humidade, mas sobreviveu e não o troco por nenhum outro.


2 comentários

  1. «nem consigo imaginar o vazio que é não ler A Sombra do Vento», dá para mandar emoldurar? Acho que valia a pena ahahahah
    Também demorei mais tempo do que pensei a ler o Livro do Desassossego, sinto que precisamos de o ir descobrindo aos poucos.
    Estava muito curiosa com o livro do Fernando Ribeiro, agora fiquei de pé atrás :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando quiser fazer merch, vou usar essa frase ahahah

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall