21/04/2020

642 things to write about #1

o que salvarias se a tua casa começasse a arder


O QUE LEVARIAS DE CASA SE ESTA COMEÇASSE A ARDER?

Estou sentada no sofá a praticar essa mui nobre arte de fazer nada, quando, de repente, BOOM. A casa pega fogo. A primeira reação é correr porta fora e tentar salvar a minha vida. Levaria a roupa que tinha no corpo e qualquer coisa que pudesse ter na mão: um livro, o telemóvel ou até mesmo o comando. Com sorte, encontro alguma coisa útil e/ou importante pelo caminho e pego nela. Mas, só com muita sorte. A minha casa está a arder! Não peçam para ser muito racional e certeira. 

Por outro lado, atrevo-me a imaginar um cenário no qual tivesse tempo para agir e pensar no que poderia salvar se a minha começasse a arder. Claro que a vontade maior é dizer tudo. Salvar tudo. Ou, pelo menos, o máximo possível. Mas vamos impor um limite de

5 COISAS QUE SALVAVAS SE A TUA CASA COMEÇASSE A ARDER

Calma. Não cinco coisas de quantidades e tamanhos ilimitados. Podia dizer "todas as roupas" ou "todos os utensílios da cozinha". Cinco coisas que coubessem dentro de uma mala de viagem de dimensão normal. Vamos ao desafio?

1. Roupa e Calçado
Escolho aquela roupa mais básica e que se enquadre bem em várias ocasiões. Dois ou três pares de calças, meia dúzia de camisolas e tshirts, umas peças de roupa interior e mais dois ou três casacos, dos que não ocupem muito espaço - aquele grande e quente, amigo de todos os dias de tempestade vai vestido ;)

2. Livros
O drama. A tragédia. O horror. Ser racional e ter de escolher livros é meio incompatível, por estes lados. Não me posso queixar, afinal ninguém obrigou a impor este limite. Por muito que me custe abandonar todos os outros, os escolhidos são A Sombra do Vento, Orgulho e Preconceito, Estar Vivo Aleija e Amor de Perdição (o velhinho do avô, não o meu que nem gostei assim tanto da história). Se, no final, sobrasse espaço, preenchia com os que coubessem do Daniel Silva.

3. Cadernos
Sou lá pessoa de abandonar os meus cadernos. Nem pensar. O caderno de ideias e o diário da gratidão eram das primeiras coisas a entrar na mala.

4. Computador
Louvados sejam os portáteis, muito mais fáceis de transportar e, por consequência, salvar. Este fiel amigo de que vos escrevo, às vezes, já me dá algumas dores de cabeça - nada de muito preocupante - mas é impensável abandoná-lo. É o meu material de trabalho mais importante e teria, obrigatoriamente de vir comigo.

5. Caixa de Recordações
Sim, sou daquelas pessoas que guardam pacotes de açúcar, bilhetes de concertos e pulseiras de eventos, entre outras coisas. Tudo isso teria de vir comigo. A caixa até podia ficar, para não ocupar espaço, afinal o que importa é o conteúdo. 


E tu? O que salvarias de tua casa, se esta começasse a arder?


Marisa

Sem comentários

Enviar um comentário

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall