07/10/2019

Um de nós mente

Um de nós mente, Karen M. McManns


Bronwin é a melhor aluna da escola e nunca viola uma regra; Cooper, a estrela de basebol; Nate é o aluno problemático e está em liberdade condicional por vender droga; e Addy, a rapariga popular, que aparenta a vida perfeita e o namorado de sonho. O que têm em comum? Estavam na mesma sala de castigo com Simmon Kelleher, aquando a sua morte.

Simon era conhecido, na escola, por ter criado a aplicação 'Má Língua', na qual publicava mexericos sobre todos os alunos. A sua morte, ao início, parece ter sido um acidente, mas, rapidamente se percebe que foi planeada. Os quatro colegas que estavam consigo no castigo tornam-se os principais suspeitos e toda a história se desenrola em torno deste grupo díspar e na procura da resolução do homicídio.

A narrativa é feita a quatro vozes, no estilo de diário, dando a conhecer a visão e vivência de cada um dos protagonistas. Ao longo da história são, também, revelados segredos inesperados da vida dos jovens e que podem ter um impacto negativo nas suas vidas e  no seu futuro. Detalhes que não querem ver revelados e dos quais o fundador da "Má Língua" tinha conhecimento. Cada pormenor desvendado dá vivacidade à trama e aumenta a vontade de "devorar" o livro. Vão sendo, também, revelados factos e pormenores da vida e personalidade de Simmon, fazendo com que este tenha um papel omnipresente, e, quando reunidos, dão sentido e justificação para o final surpreendente.

A dada altura, uma personagem secundária - Nanny, a avó de Cooper - diz "As coisas vão piorar antes de melhorarem." Esta frase consegue resumir toda a história, porque o caos instala-se lenta e gradualmente nas vidas dos jovens protagonistas, contudo, e ao mesmo tempo, vão acontecendo pequenas situações que proporcionam mudanças para melhor, ainda que só se façam sentir a médio e longo prazo. 

Karen M. McManns consegue pegar em personagens jovens, num ambiente descontraído, como a secundária, e transformar um Young Adult num Thriller intenso e repleto de mistérios. Ao mesmo tempo, oferece uma história contemporânea que reflete a realidade dos jovens no século XXI, onde as redes sociais e a pressão da sociedade - seja família, amigos ou professores - têm uma grande influência nas suas vidas, podendo mesmo levar a extremos. 


Marisa

Podes comprar este livro em:
Links de afiliação

Sem comentários

Enviar um comentário

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall