Todos os leitores têm hábitos de leitura. Uns mais estranhos do que outros e é mesmo desses que vou falar:
1. Cheirar o livro
Seja quando chega a encomenda pelo correio, quando o compro em loja ou quando recebo como presente. E se o for ler passado pouco tempo de o ter inspiro, novamente, aquele perfume a livro novo. Enfim, a magia dos livros físicos está mesmo no tacto e no cheiro.
2. Mimar a capa
Quando a capa do livro tem relevo, gosto de passar sempre a mão pelo mesmo, antes de o começar a ler. E não falo só da primeira vez! Durante todo o período de leitura, quando pego no livro repito quase sempre o processo.
3. Livro sim, filme não
Se leio um livro, sou incapaz de ver o filme a seguir. Já aconteceu duas vezes, e não foram boas experiências. Enquanto leio vou imaginando a fisionomia das personagens e os lugares e o filme estraga o que idealizo. Para além disso, a história do filme fica sempre muito aquém da do livro e acaba por desiludir.
4. De capítulo em capítulo
Tento parar de ler no final de um capítulo, ou, se forem muito grandes, numa quebra de texto, em que mude de cenário e/ou personagens. Assim, é muito mais fácil quando voltamos a pegar no livro.
5. Não comer, nem beber
Não gosto de comer e beber o que quer que seja enquanto estou a ler. Tenho medo de deixar cair algo sem cima do livro e sujá-lo ou estragá-lo e gosto de os manter quase imaculados. Por isso, se der a fome ou sede, significa que está na hora de fazer uma pausa na leitura.
6. Não dobrar páginas
Penso que este hábito é transversal a todos os amantes da leitura. Os livros são objetos sagrados que devem permanecer intactos e sem grandes dano, por isso, dobrar uma página é algo impensável.
Os hábitos de leitura, como tudo na vida, também vão sofrendo alterações. Então vou desvendar alguns que já tive, mas foram passando.
1. Auto-spoiler
Durante muito tempo, tinha a mania de ler o último parágrafo do livro. Saber como acabava dava-me motivação para ler e perceber como a história se ia desenrolar para chegar até ali. Agora, olhando para trás, essa ideia parece-me absurda e capaz de estragar toda a mística e suspense da leitura.
2. Banda sonora de leitura
Tive uma fase, curta, em que tinha músicas concretas para cada livro e, enquanto lia os livros em questão, ouvia quase sempre o mesmo par de músicas.
3. Riscar, escrever, rabiscar
Escrever e sublinhar em livros foi um hábito que tive durante algum tempo, depois deixei de o fazer durante uns anos - e só a ideia de o fazer chateava - e, agora, estou a começar a ter outra vez essa mania, mas só em livros com os quais crio uma afinidade significativa, que me dá a certeza de que não os vou querer vender.
Tens algum hábito estranho de leitura? E já deixaste alguns pelo caminho?
Marisa
Sem comentários
Enviar um comentário